FANDOM

Amálio José

Nome Completo:

Amálio José de Martins Freitas e Almeida

Nascimento:

29 de Novembro de 1743, São Paulo

Morte:

13 de Dezembro de 1798, São Vicente (55 anos)

Profissão:

Político e Advogado

Amálio José de Martins Freitas e Almeida (29 de Novembro de 1743, São Paulo - 13 de Dezembro de 1798, São Vicente), foi um Advogado e Político durante o Brasil Colônia. Foi o principal líder da Revolta Bandeirante em 1792.

BiografiaEditar

Amálio nasceu numa família aristocrática de São Paulo. Lá, ele vivia juntamente aos seus dois irmãos (João Marcondes e Juliana Alvarenga). Mesmo sendo o mais novo, ele se interessava por assuntos mais sérios, como Direito, Política e História.

Amálio se formou na Universidade de Coimbra em 1765 em Direito. Ele foi advogado por um tempo, porém ele se interessava em políticas e história.

Durante toda a sua vida, ele achou sempre as condições dos escravos tristes e precárias, tanto que ele em horas vagas os ajudava e alimentava, sendo um cozinheiro ensinado por Paulo Lopes, escravo e o cozinheiro da casa.

Amálio também achava absurdo a cobrança de impostos que Portugal fazia ao Brasil Colônia, dando início a Revolta Bandeirante em 1792. Amálio foi o presidente do Governo Autônomo do Brasil durante três anos até a proclamação da Confederação em 1795, com as províncias de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e o
AmalioJose

Imagem que retratava mais ou menos Amálio José.

Grão-Pará.

Vida PolíticaEditar

Amálio foi já Barão de São Paulo, durante 1780 e 1790. Ele era grande assistente de famílias pobres e de classe média.

Amálio foi líder e o revolucionário da Revolta Bandeirante. Durante a revolta, ele se tornou o presidente do Governo Autônomo do Brasil.

Amálio e suas tropas conseguiram o apoio das capitanias de São Paulo, Mato Grosso, Goyaz, Minas Geraes, Grão-Pará e São Pedro, a única que não conseguiu fazer parte da Confederação.

MorteEditar

Amálio morreu de infarto em seu escritório. Ele estava escrevendo um documento, quando passou mal. Os médicos falaram que a causa da morte dele foi o excessivo trabalho ajudando os necessitados durante sua vida.

Também no FANDOM

Wiki aleatória