FANDOM

Cipriano José Barata de Almeida (Salvador,26 de Stembro de 1762 - Natal,7 de Junho de 1838)

foi um medico e politico brasileiro. Destacou-se como um dos mais activos combatentes em favor da Inpedencia do Brasil,poclamador da republica conhecido tambem como pai da nação e o primeiro presidente do brasil.

Biografia Politica Editar

começou lutando na conjuração baiana que não conseguiu impor a indepedencia do país então a bahia tornou-se governo autonomo do brasil (governo que luta para ser indepedente),Mateus de Abreu Pereira tornou-se presidente rebelde do governo autonomo da bahia (presidente no exilio,primeiro presidente) então depois disso houve a revolução de 1810 ao qual lutou ao lado de simon bolivar agora a favor de deixar o brasil indepedente agora depois de tanta lutar ele libertou os escravos e todos os oprimidos da monarquia então foi por isto que foi chamado de o pai da nação por sua luta contra o fim do escravismo e o fim da monarquia no brasil. deixou o poder em 1813 e entregou ao seu ajudante marcos de noronha brito.

Falescimento Editar

cipriano barata falesceu em 1838 esta sepultado no cemitereo dos presidentes ao qual ficou seu sucessores. até hoje ele é conhecido carinhosamente como o pai da nação.

Também no FANDOM

Wiki aleatória