FANDOM

Afrikakonferenz.jpg

A Conferência de Berlim foi realizada entre 19 de novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885, e teve como objetivo organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais e resultou numa divisão que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos desse continente. em que o seu organizador e acompanhante foi Chanceler Otto von Bismarck da Alemanha. Participaram a Grã-Bretanha, França, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Suécia, Áustria-Hungria, Império Otomano e a Confederação Bandeirante.

O Império Alemão, país vencedor, não possuía colônias em África, mas, tinha esse desejo e viu-o satisfeito, passando a administrar o “Sudoeste Africano” (atual Namíbia) e o Tanganica; os Estados Unidos na altura não tinham ainda a colônia da Libéria, mas como potência em ascensão foram convidados; o Império Otomano também não possuía colónias em África, mas tinha interesses no norte de África; já a Confederação Bandeirante, a maior potência da América do Sul, foi convidada por terem interesse na África Ocidental (o único país da América Latina a participar da Conferência de Berlim).

Mapa colonial 1913.png

Rosa: Espanha Azul: França Roxo: Portugal Vermelho: Grã-Bretanha Amarelo: Bélgica Verde: Itália Verde-Mar: Império Alemão Marrom: Confederação Bandeirante Branco: Estados Independentes

Durante esta conferência, Portugal apresentou um projecto, o famoso Mapa cor-de-rosa, que consistia em ligar Angola a Moçambique para haver uma comunicação entre as duas colônias, facilitando o comércio e o transporte de mercadorias. Sucedeu que, apesar de todos concordarem com o projecto, mais tarde a Inglaterra, à margem do Tratado de Windsor, surpreendeu com a negação face ao projecto e fez um ultimato, conhecido como Ultimato britânico de 1890, ameaçando guerra se Portugal não acabasse com o projecto. Portugal, com medo de uma crise, não criou guerra com Inglaterra e todo o projecto foi-se abaixo.

Como resultado desta conferência, a Grã-Bretanha passou a administrar toda a África Austral, com excepção das colónias portuguesas de Angola e Moçambique e o Sudoeste Africano, toda a África Oriental, com excepção da Tanganica e partilhou a costa ocidental e o norte com a França, a Espanha e Portugal (Guiné-Bissau e Cabo Verde); o Congo – que estava no centro da disputa, o próprio nome da Conferência em alemão é “Conferência do Congo” – continuou como “propriedade” da Associação Internacional do Congo, cujo principal accionista era o rei Leopoldo II da Bélgica; este país passou ainda a administrar os pequenos reinos das montanhas a leste, o Ruanda e o Burundi e a Confederação Bandeirante conseguiu ganhar parte da África Ocidental, gerando um descenso nas relações com a França e a Inglaterra.

Também no FANDOM

Wiki aleatória