FANDOM

Estado Federal do Vietnã (português)
Bandeira do Vietnã do Sul
Bandeira Nacional
Brasão do Vietnã do Sul
Brasão de Armas
Timeline: Ascenção
Hino: [[Hino do Vietnã|Chamado da Nação
[[Imagem:|250px]]
O Vietnã fica no Sudeste Asiático Ásia
[[Imagem:|250px]]
mapa do Vietnã, que fica no Sudeste Asiático Ásia
Nome Popular Vietnã
Gentílifico M: Vietnamita;F: Vietnamita
Gentílifico Vietnamita
Capital Hue
Cidade mais populosa Hanói
Idioma(s) Oficial(is) Vietnamita
Tipo de governo República Parlamentarista (1941-presente)

Junta Militar (1937-1941)

Regime Democrático (1941-presente)

Autoritário (1937-1941)

 :- Primeiro ministro Ngô Đình Diệm
Código Coniso {{{coniso}}}
Código internet .vn
Código telefônico +84
Por Estados
Nome da divisão Estados
O Estado Federal do Vietnã é uma república federal localizada no sudeste asiático. Possui fronteiras com o Khmer ao sul, Laos ao oeste e China ao norte.

História Editar

Era colonial Editar

Desde o final do século XIX até 1936, o Vietnã era uma colônia francesa. Em 1936, inspirados pela revolução no Khmer, nacionalistas vietnamitas iniciaram uma insurreição contra o governo colonial francês. Imediatamente após assinarem o tratado de independência, os líderes revolucionários proclamaram o Governo Provisório do Vietnã, uma ditadura militar que durou quatro anos.

Governo Provisório Editar

A era militar foi marcada por forte autoritarismo e repressões a qualquer tipo de oposição. Durante essa época, foi formada grande parte do Vietnã atual. Escreveu-se a primeira constituição do país, foram criadas as primeiras indústrias, criaram-se o exército e as forças armadas e foi aberta a Dieta Federal, o parlamento.

Era democrática Editar

Em 1941, generais da junta militar convocaram a primeira eleição do país, onde foi eleito o primeiro presidente civil do país, Danh Tung. Tung começou uma série de mudanças no país, como a federalização, criação de relações comerciais com vários países e melhoria na qualidade de vida do país. Porém, ainda hoje há resquícios da ditadura, como a reduzida quantidade de direitos civis e liberdades políticas.

Aproximação com os Estados Unidos e a ADM Editar

Em 1945, os Estados Unidos, buscando ampliar sua esfera de influência, começa a melhorar suas relações com o Vietnã. O recém-eleito presidente Luong Lap, um notável anti-comunista, também começa a se aproximar dos EUA. Durante esse período, investimentos econômicos estadunidenses e de outros países, como o Império do Brasil, possibilitam um enorme crescimento econômico, com o PIB crescendo 15% anualmente. Durante esse período, apoio militar americano faz com que as forças armadas se modernizem e tripliquem em tamanho, passando de 50.000 homens a 150.000 homens. Em 1947, o Vietnã se junta à Aliança Democrática Mundial (ADM).

Política Editar

O Vietnã é uma república parlamentar federal, onde seus estados têm grande autonomia. Mesmo com uma nova constituição sendo escrita em 1942, o país ainda proporciona poucas liberdades políticas e civis a seus cidadãos.

Economia Editar

Atualmente, a economia vietnamita é a segunda maior, primeira se só forem incluídos países soberanos, do sudeste asiático. Graças a enormes investimentos norte-americanos na década de 40, o setor industrial é o maior, e compõe 40% do PIB. Seus principais produtos são veículos, armas e outros produtos industrializados.

Também no FANDOM

Wiki aleatória