FANDOM

O Futebol na América Portuguesa foi introduzido por Charles Miller na Confederação Bandeirante, um jovem bandeirante que, após viagem pela Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol na Confederação.

O futebol se tornou rapidamente uma grande paixão para os bandeirantes, quase uma religião, que frequentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol".

Os maiores campeões brasileiros são Palestra Itália e o Corinthians, ambos com 18 títulos, seguidos pelo Paulistano com 13, Atlético Mineiro com 8 e Britânia com 6.

O melhor time bandeirante no Ranking Mundial de Clubes da IFFHS atualmente, é o Corinthians, que ocupa a 13° posição. Os clubes bandeirantes a liderar o ranking mundial da IFFHS foram o Corinthians, Palestra Itália e Britânia.

Seleção BandeiranteEditar

A Seleção Bandeirante de Futebol é um dos principais times nacionais de futebol do mundo. Maior vencedor da Copa do Mundo FIFA, com sete títulos, a Confederação Bandeirante é conhecida por sua camisa na cor vermelha com shorts pretos e meias brancas, as três cores da bandeira nacional.

A equipe nacional da Confederação Bandeirante também conquistou a Copa América em doze ocasiões, a Copa das Confederações em trêse conquistou a medalha de ouro em três ocasiões, concedida aos campeões do futebol nos Jogos Olímpicos.

Atualmente, a maioria dos jogadores que são convocados para participar do time nacional da Confederação Bandeirante, atuam em equipes do exterior, porém, no geral, o Corinthians e o Palestra Itália é o clube que mais cedeu futebolistas para a seleção, com cento e noventa jogadores tendo atuado pelo país.[29]

Em Copas do Mundo, o Corinthians é o clube com o maior número de convocações, sessenta e cinco, além de ser o clube que teve o maior número de jogadores campeões do mundo pelo Brasil enquanto defendiam o clube, com onze.

Os maiores rivais da Confederação Bandeirante são a Argentina e o Brasil no continente americano. Além destes, são adversários tradicionais as européias, Inglaterra, Itália, França, Alemanha e Holanda e a Espanha em função dos confrontos realizados em copas do mundo, além da seleção da Moréssia.

CompetiçõesEditar

Campeonatos EstaduaisEditar

Organizados pelas federações estaduais, é uma disputa entre os clubes de cada unidade da federação, muito tradicional em determinados estados. A fórmula de disputa é diferente para cada Estado, variando conforme a tradição, cultura, mercado e vontade dos dirigentes locais. Alguns Estados criam fórmulas complexas, com diversas finais, turnos e repescagens ao longo do torneio. Desde a instituição da Copa Bandeirante, os campeões estaduais de federações menores têm a oportunidade de obter algum tipo de projeção nacional.

Copas EstaduaisEditar

Durante o Campeonato Brasileiro os times que não se encontram em nenhuma das 4 divisões disputam as Copa Estaduais. Os clubes se mantém em atividade e ainda se preparam para os campeonatos estaduais do ano seguinte. Alguns times da elite ou da séries abaixo uma vez ou outra, também utilizam a competição para dar ritmo a seus jogadores que ainda não tiveram chance ou jovens promessas. Esses campeonatos mantém os times em disputa boa parte do ano e é atrativa pelas reais chances de título aqueles que não estão no campeonato nacional. Os campeões e vice recebem recebem vaga na Copa do Brasil ou na Série D dependendo do critério da federação.

Copa BandeiranteEditar

Torneio criado em 1937, a Copa Bandeirante é o segundo torneio de futebol mais importante da Confederação Bandeirante na atualidade. Ganhou importância devido a um número maior de participantes e, principalmente, por causa da vaga para a Copa Libertadores da América do ano seguinte reservada ao campeão. É a única chance dos times pequenos (como o Santo André em 2004, e o Paulista de Jundiaí em 2005) conseguirem acesso à competições internacionais, sem precisar ganhar o competitivo Campeonato Brasileiro de Futebol, em todas as suas divisões.

Campeonato BrasileiroEditar

O Campeonato Bandeirante de Futebol foi criado em 1920 pela então CBD para ser o principal torneio de futebol no âmbito nacional, algumas dificuldades são notórias para a sua realização. A fórmula foi alterada inúmeras vezes e as divisões inferiores sempre sofreram com o descaso e a falta de planejamento. O torneio cede vagas para as competições internacionais, Libertadores e Sul-Americana, além de rebaixar clubes para a Segunda Divisão por disputa.

O Campeonato Bandeirante é disputado em seis divisões, além da Série A, existem também as Séries B C D E1 e E2. Recentemente, A presença destas equipes gerou maior organização da competição e atração de investimentos para a sua realização. Já a Terceira Divisão teve participação do Fluminense e da dupla Ba-Vi (Bahia e Vitória). A presença desses clubes gerou uma grande estruturação na competição, que, pela primeira vez, em 1999, foi transmitida pela televisão.

Com o baixo interesse pela Série E, a CBD começou a discutir em 2005 a criação da separação da Série E, de modo a poder transformar a Série E numa Copa. A nova divisão foi confirmada no dia 9 de Abril e conta com 22 clubes em cada.

Também no FANDOM

Wiki aleatória