FANDOM

Nas eleições gerais de 1936 na Espanha foi uma das mais tensas de todos tempos. Tanto o bloco nacionalista quanto as frente popular estavam se preparando para o pior não importava o resultado das urnas. Porém um incidente entre uma facção comunista com um grupo anarquista fez que a frente popular tivesse uma divisão no final da campanha sendo que muitos anarquista voltaram a preferiram opção de não votar.

Isso gerou uma vitória apertada para bloco nacional que continuou no poder. Porém com isso seria inevitável o surgimento de uma guerra civil por causa das tensões. Temendo por isso, um grupo de militares conhecidos “Clube dos oito” aplicou o golpe militar de 1936 instalando uma economia corporativista com uma forte mão do estado estratégia criar clima econômico de apaziguamento. Com isso pretendia agradar parte dos grupos de esquerda moderados além criar cabides de empregos para oferecer as pessoas que apoiasse o novo regime.

Após o primeiro dia, parecia que objetivo de evitar a guerra civil com o golpe militar se encontrava distante mesmo com forças militares conseguindo evitar protesto e o levante de barricadas em parte da Espanha, era visível que alguns parques indústrias estavam sobre mãos de grupos esquerdistas que estavam pronto para declarar a revolução na Espanha.

Porém, usando um grupo de inteligência do exercito espanhol criado em segredo a dois anos antes do golpe pós um fim a isso de uma guerra civil total. O objetivo dessa força não era prender ou assassinar liderem revolucionários, mas fazer eles irem um contra ou outro em uma estratégia de dividir e conquistar través de uma guerra pelo poder entre grupos de esquerda.

Esse conflito interno para garantir a “pureza” da revolução, enfraqueceu as forças esquerdistas enquanto golpistas preparavam seu exercito para avançar sobre seus alvos e cerca-los. Então com ofensiva janeiro de 1937 , foi criado bolsões de resistências de diversos grupos separados.

No campo esses grupos foram esmagados por manobras de cerco e ataques de artilharia antes de ataque de assalto concentrado sobre posições fragilizadas dos inimigos. Porém nas grandes cidades onde resistência deveria ser casa a casa, houve uma tentativa de negociar com diversos grupos mais moderados, principalmente aqueles tinham controle de cidades industriais. Para o que cederam a essa tentação, o clube dos oitos guardou assassinatos secretos aparecendo acidentais. Ao s que não cederam, levaram um banho de sangue a essas cidades.

Esses conflitos começaram a enfraquecer o governo em relação ao grupos esquerdistas que já tinham aderido além ter comprometido parte orçamento nacional com gasto militares. Isso causou a queda regime militar 1938. Porém foi iniciado o regime autoritário onde havia grande parte dos poderes concentrado no cargo do presidente ao ponto que ele comandava os outros poderes do governo.

Também no FANDOM

Wiki aleatória