FANDOM

Imperio Lotaringio: o que aconteceria se o reino da lotaringia sobrevivesse e se tornasse o baluarte da dinastia carolingia Editar

No ano de 864 o rei da lotaringia Lotario II atacou Roma pelo seguinte motivo:O rei tinha uma esposa chamada Teutberga e uma amante chamada Waldrada e após ter tentado o papa a lhe conceder o divorcio atacou Roma e forçou o papa Nicolau I a lhe conceder o divorcio,apos conseguir o que queria ele proclamou seu filho com Waldrada ,Hugo ,como seu sussesor.O tio de Lotario o Imperador Carlos o Cauvo que tinha pretensões de tomar a Lotaringia quando da morte do sobrinho,ele apoiou a rainha deposta e mandou um exercito de 50.000 homens para atacar a lotaringia mas Lotario recebeu ajuda de seu tio Luis o Germanico que bateram as tropas de Carlos em Fontenoy,Carlos dividiu as tropas em dois, como ele fez ali mesmo em 841 ele comandou o ataque a seu irmão o rei Luis enquanto o rei da aquitania luis filho de Carlos atacava Lotario, Luis``o gago´´ não tinha a experiencia militar de Lotario e foi repelido então o rei lotaringio foi ajudar seu tio ``o germanico´´ contra Carlos que cuja as tropas romperam as linhas e fugiram o imperador teve de reconhecer a derrota e prometer passar o titulo imperial para o filho de Lotario,Hugo,nisso Lotario teve apoio do papa Adriano II,assim Lotario obteve uma bula papal para seus descendetes garantindo-lhes o titulo imperial.Apos isso o rei começou campanhas contra casas rebeldes para contrabalancear o poder de Basón de provenza, eleito em 879 rei de provenza alem de já ser conde de vienne,cunhado de carlosII que ele investiu a Rodolfo da borgonha como duque da alta borgonha,da familia guelfa apos alguns combates e sem aliados(Carlos tinha morrido em 879) Bason rendeu vassalagem a Lotario e teve sua area de influencia reduzida a linha de vienne e madou o seu filho luis para Aquisquiran onde se tornou amigo de Hugo da lorena filho de Lotario.luis confiou no amigo a adminstração do reino de provenza tanto que Hugo morou em arles de 890 a 894 quando o seu pai morreu e ele se tornou Hugo I,rei da lotaringia e imperador do ocidente.Naquele ano os vikings começaram uma grande ofensiva sobre a Lotaringia e atacaram toda a região norte.O agora rei Hugo I convocou as hostes da alta e baixa lotaringia e chamou Luis o rei de provenza e Rodolfo duque da baixa Borgonha, e marchou para o norte onde se uniu ao conde da frisia ocidental Gerolf I e venceu os nordicos em Lovaine.Após esse triunfo ele fez um acordo com Guido de Spoleto que em troca de lhe reconhecer como como rei da Italia,Guido lhe daria tropas para lutar contra os vikings.astropas se uniram ao exercito de provença mas ao chegar ficaram sob o comando direto do rei Hugo que usou esses 2000 para campanhas posteriores.Assim Hugo venceu os vikings e começou uma politica de enfraquecimento da nobreza crando uma tropa de proteção propria formada por vikings desertores da invasão,mecenarios,italianos,saxões e sarracenos que se denominou ``guarda lorena´´,criou o conselho imperial para administrção,usou a investidura real de bispos e abades,restaurou os missi dominici para vigiar as atividades dos nobres,criou a chancelaria real e imperial e introduziu o sistema de advocatus ou seja a gerencia secular das terras eclesiastcas que eram escolhidos pelo imperador. Assim com a queda dos caroligios na alemanha ele usou o pretexto de que era seu reino por direito de familia e atacou a alemanha e derrotou Conrado da franconia em minden enquato seu amigo Luis da borgonha atacava e conquistava a suabia matando o duque Liudolf alem de se apossar da turingia e da franconia já que a maioria das tropas estava lutando contra os hungaros,Conrado que pressisava combate-los cedeu todo o territorio saxão até o rio wesef e reconheceu as conquistas do exercito lotaringio.Hugo entregou a suabia a seu cunhado Theobaldo conde de Arles casado com sua irmã Berta ,a pedido da mesma, e obteve a vassalagem de Conrado que lhe cedeu a Franconia após a sua morte o duque da soxonia e agora rei da Alemanha Henrique o passarinheiro tentou reconquistar os territoos perdidos na chamada ``guerra louca´´ (por ele já estar ocupado demais com os magiares pagãos seus vassalos achavão loucura combater um rei cristão)ele derrotou Hugo em paderborn mas continou a entrar em territorio inimigo enquanto Hugo começou uma tatica de terra arrasada que privou o exercio saxão de viveres até que Henrique foi derrotado em metz onde perdeu boa parte de seu exercito e teve que firmar a paz por ele e seus descendentes e reconhecer o deserdamento dos herdeiros de Conrado em beneficio de Hugo.O agora senhor de todo centro da europa cedeu a franconia a seu outro cunhado Luis conde de Thurgal,filho de Rodolfo I da borgonha e marido de sua irmã Ermengard,assim formou uma rede familiar de vassalagem para conseguir apoio para ele e seu sussesor no trono,e para conseguir um sussesor se casou em 926 com Gerberga filha de Henrique o Passarinheiro,e tiveram cinco filhos Oto, Lotario,Gisela,Hugo e Carlos.morreu em 935 e se sussesor foi seu filho Carlos o cruel (Imperio lotaringio),alem disso teve um filho bastardo,Raul,nascido em 920 antes de ele se casar.

Também no FANDOM

Wiki aleatória