FANDOM

Nota: Caso queiram colocar alguma sugestão para essa História, coloque na parte de discussão, para saber o que discutir e determinar o que pode ser colocado ou não. Massacote.01 (discussão) 01h00min de 6 de Janeiro de 2016 (UTC)

Nota²: Também não quero causar alguma intriga por aqui. Gostaria de conversar com a pessoa que apagou os dados do artigo, numa boa. Sim, claro a ideia foi bem feita, porém, muito futurista pro momento. Massacote.01 (discussão) 21h34min de 7 de Janeiro de 2016 (UTC)

O que aconteceria se a internet que conhecemos fosse originalmente inventada no Brasil? Seriamos um país avançado em tecnologia e comunicação? Como seria essa internet?

Chatexe.png

Reconstrução da primeira conversa usando o serviço de internet.

OrigemEditar

No ano de 1986, dois estudantes, Carlos Luiz de Sousa e Hugo Camargo Vernucci conseguem estabelecer uma conexão entre suas casas com dois computadores. A conexão entre eles era falha durante o desenvolvimento, porém, conseguiram arrumar a tal conexão. Os dois estudantes, conseguiram o apoio de amigos e colegas de estudo, e assim fundaram a ASCOM (Agência de Serviço de Comunicação), que depois, se chamaria ASCOM-USP.

A Internet foi batizada de "Interrede" (Rede Interligada)

A ASCOM-USP, logo, colocou no mercado o seu produto, o "ASCOM-USP - Disquete de Comunicação de Computadores", sendo um enorme sucesso na cidade de São Paulo.

A conexão com a Internet ainda era primitiva, sendo usada por Dial Modem (ou conexão por telefone), que levava 47Kb.

1987: Criação da National Virtual NetworkEditar

Em um dos Laboratórios de Informática da USP, era criado o servidor NVN. Foram criados três sites. Da USP, da ASCOM e um para testes da rede. Neste ano, os projetos da ASCOM ganhavam repercussão internacional e em  1988 lançava-se a última versão do Disquete de Comunicação de Computadores da USP, sendo o mais avançado e vendido deles.

1988: Navegador da InternetEditar

Vendas1990ib.png

Maior número de vendas nos países: Verde: ProbeOS 1 Vermelho: Mac OS 7 Azul: Windows 3.0

O primeiro navegador de Internet foi feito num computador por Valério Rodrigues e Carlos Luiz, que teve o nome de Interrede Acess.

1990: A criação do primeiro Sistema Operacional BrasileiroEditar

A ASCOM, logo, conseguiu criar o primeiro Sistema Operacional no Brasil. O ProbeOS foi considerado um moderno Sistema Operacional, que contava com um grande armazenamento e vinha com o DCC e o Interrede Acess. Foi colocado no mercado para competir com o Windows 3.0 e ao Mac OS "System 6", mais tarde, "System 7". O ProbeOS teve um grande sucesso que garantia a fabricação de próximos sistemas operacionais.

1993: ProbeOS AvenueEditar

Em 1993, foi lançado o ProbeOS Avenue, sucessor do ProbeOS 1. Novamente, um sucesso. Foi também o primeiro sistema operacional da ASCOM a ser o mais vendido nos Estados Unidos. Competiu com o Windows 95 e o Mac OS 7 e 8.

1995: Ano de inovaçõesEditar

Na Unicamp, com o auxílio da alunos da USP e da UFRJ, conseguia criar um novo método de conexão à Interrede, chamado de Fast-Acess Connection. Era uma simples caixa que levava fios e que se conectava ao computador que era pra ser um complemento que aumentava a velocidade do Dial Modem, mas, depois perceberam que funcionava sem o próprio Dial Modem.

A ASCOM, assim, vendia o "Modem Fast-Acess Connection", que equivalia a nossa banda larga. O produto era utilizado como um serviço privado, porém, depois a ASCOM levava ao público o serviço inovador.

No início, o serviço de Fast-Acess era por via de Cabos.

Fast-Acess Connection no ExteriorEditar

Os modens da ASCOM foram exportados primeiramente para seus vizinhos, Argentina, Paraguai e Uruguai. Pouco tempo de depois, eram exportados para países como China e Estados Unidos, e para o Continente Europeu.

CadeIB.png

Tela inicial do 'Cadê?'

Cade.com.brEditar

Em Setembro de 1995, surge o maior site de buscas da interrede (nessa OTL), o Cadê!. Criado por Gustavo Viberti e Fábio de Oliveira, o Cadê foi introduzido como uma empresa promissora na interrede.

1996: Aniversário da InterredeEditar

Em 1996, foi o ano do 10º aniversário da Interrede. Com isso, a ASCOM criou diversas coisas para celebrar esses 10 anos. Entre elas são:

  • A edição comemorativa do ProbeOS Avenue;
  • O DCC, que agora é o CDCC;
  • A criação de fórums em seu site (nvn.ascom.br/site/forums.htm)

A Inauguração de subsedes da ASCOM em outros lugares no mundo:

  • América do Norte: Boston, EUA
  • Europa: Porto, POR
  • Ásia: Beijing, CHI
  • África: Cairo, EGI*
  • Oceania: Wellington, NZE
  • America do Sul: Buenos Aires, ARG

"*"= Mais tarde, em 2010, mudava-se a subsede do Cairo para Johannesburgo por tensões ocorrerem no local, além de possivelmente trazer mais lucro à empresa.

1997: PicpacEditar

Ver também: Quinta Geração de Consoles

Em 1997, a ASCOM entrava no ramo dos videogames. Em 1994, era anunciado o "ASCOM's Virtuagame",
Ascompicpac.png

O Video-Game, PicPac.

codinome do Picpac, sendo lançado em 1997.

Foi um console desenvolvido e com a capacidade de conexão com a interrrede. Seus maiores jogos foram FIFA 97, F1 Seasons e 007 Goldeneye.

1999: ASCOM em crise e fusão com a SEGAEditar

Em 1999, a ASCOM entrava em sua pior crise da história. A empresa, já foi ameaçada de fechar as portas, porém, uma salvação veio. A fusão com a SEGA, que assim surgiu a ASCOM-SEGA. Ainda em 1999, conseguiram lançaram o ProbeOS Millenium, assim fazendo uma era de ouro da fusão entre as empresas.

2000: Nova EraEditar

O ano 2000 era anunciado um videogame por parte da ASCOM. O "ASCOM Regnum" era o codinome do projeto. Há também a criação de um sistema novo, chamado de Fast-Wireless Connection.

2002: 'Cadê?' compra o 'Yahoo!'Editar

Em 2002, houve a compra do mecanismo de busca "Yahoo!" faturado pelo "Cadê?". Todos os e-mails do Yahoo são transferidos para o Cadê.

2004: Lançamento do novo videogame da ASCOMEditar

Ascomneptune.png

O Video-Game, Neptune.

Em 2004, a ASCOM lançava seu videogame, o ASCOM Neptune. Uma forte concorrência no mercado. O seu formato era similar ao de um computador e vinha com o ProbeOS Gamer, o sistema operacional, porém modificado para ser utilizado como computador e videogame.

Há a criação da rede social, Orkut, criado pelo engenheiro do 'Cadê?', Orkut Büyükkökten.

2005: Uma nova época e desfusão com a SEGA

No início do ano de 2005, houve a desfusão da ASCOM com a SEGA. Com isso, a ASCOM iniciou a produção de um novo Sistema Operacional. A internet tem forte poderio na mão de brasileiros.

Começa a existir o maior serviço de compartilhamentos de vídeos da Internet, o Youtube.

A ASCOM anuncia o seu novo ProbeOS, o ProbeOS DX.
Computador3d.png

Como podem ver, do lado direito tem um botão 3D.

2007: Novas Descobertas Editar

No ano de 2006 a ASCOM lançou o Projeto Probe-Jarvis e consistia em criar um computador com um Sistema 3D.

O Projeto foi criado para ser algo inovador por sua nova ferramenta, havendo um botão para dar uma visão tridimensional de seu computador, mesmo sem estar usando os óculos 3D (Semelhante ao 3DS da NLT). Contudo, o notebook deveria ser pouco limitado, mas com impressionantes recursos.

Na E3 de 2007, o computador foi anunciado na E3, e os visitantes poderiam testar o seu programa de pinturas, sendo que você poderia desenhá-las tridimensionalmente.

2008: O 3D no Mundo, compra da CCE e ZeeboEditar

No dia 1 de Fevereiro de 2008, o Notebook 3D da ASCOM foi lançado no Brasil, e como já era de se esperar, um sucesso imenso.

Em Maio, a empresa foi alertada de retirar o seu produto do mercado, por fazer várias crianças entre três a oito anos pararem em hospital, vítimas da ferramenta 3D da máquina. A empresa, concordou em atualizar o notebook, para alertar dos problemas que podem acontecer.

Zeebo.jpg

Zeebo.

Em Setembro, a ASCOM compra a CCE. A CCE, terá a parte no ramo da construção dos computadores da empresa. No mesmo mês, a ASCOM anunciava uma parceria com a TecToy, Qualcomm e outras empresas para a criação de um console, batizado de Zeebo.

2009: ZeeboEditar

No dia 25 de maio de 2009, o console é lançado exclusivamente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo em lojas on-line e para teste no mercado. Seu preço inicial é de R$ 1.800,00 e traz consigo seis jogos na memória (FIFA Soccer 09, Need for Speed: Carbon, Europa Universalis III e dois jogos da série de Touhou Project: Undefined Fantastic Object e Touhou Hisotensoku).

Também no FANDOM

Wiki aleatória