FANDOM

Real Agência de Desenvolvimento Espacial e Astronáutico

Fundação

12 de Abril de 1960

Tipo

Agência Espacial

Lema

"Ad Astra, Futurae" (em latim: "Das estrelas, o futuro)

Sede

Brasília, DF

Língua Oficial

Português

Filiação

Governo do Brasil

Diretor-Geral

James Souza de Melo

Empregados

apróx. 20.000

A Real Agência de Desenvolvimento Espacial e Astronáutico (Radea) é a agência do Governo do Brasil responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é "contribuir para o avanço da Humanidade em direção à fronteira final". A Radea foi criada em 12 de abril de 1960, substituindo seu antecessor, o Comitê de Aeronáutica Experimental e Astrofísica (ComAero). 

Radea

Logo da Radea.

Considerada desde 2001 a mais eficiente e avançada agência espacial do mundo, a Radea foi responsável por enviar o homem a Marte e por diversos avanços em colonização do espaço, pela construção da primeira estação espacial rotativa autossuficiente, pela criação da primeira nave espacial reutilizável e capaz de sair da Terra (o SpaceJet) por conta própria e pelos primeiros motor de fusão e vela solar totalmente funcionais. A Radea também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar.

A ciência da Radea está focada numa melhor compreensão da Terra, na promoção da heliofísica; na exploração do sistema solar com missões robóticas e humanas avançadas, tais como o Projeto Delos; na pesquisa astrofísica, aprofundando-se em tópicos como o Big Bang com o auxílio de grandes observatórios; e no avanço da propulsão espacial e da colonização do espaço intra e extrasolar.

A Radea está na vanguarda da pesquisa do espaço, tendo sido responsável pela comprovação do táquion e do gráviton, partículas até então hipotéticas. Tais descobertas permitiram à Radea avançar substancialmente suas pesquisas com gravidade artificial não-rotacional e anti-gravidade através da manipulação do campo gravimétrico e propulsão supraluminal. Lançou em 2010 a sonda-telescópio Argos que, munida de motores de fusão, tem como missão ultrapassar as fronteiras do Sistema Solar.

145spaceport lw

Centro Espacial de Kourou, na Guyana Oriental. É beneficiado pela proximidade com a Linha do Equador.