FANDOM

República da América Latina
República de América Latina
América Latina
Republic of Latin America flag.png
Lema: Libertatem et ordo in aeternum
(Liberdade e ordem para sempre)
Hino: Para sempre serei!
Gentílico: Latino(a)
Capital Caracas
Outras cidades Ciudad de Mexico
Santiago
Rio de Janeiro

Buenos Aires

Línguas Oficiais Português

Espanhol

Governo República Parlamentar
Partido Governante Partido Republicano
Presidente Jair Estevan
Fundado em 21 de janeiro de 1860
Área 21 403 895 km²
Fronteira Estados Unidos da América
População 850 000 000 hab.
PIB (nominal)
  • R$ 21 500 trilhões
IDH 0,909 (9º) - muito elevado
Moeda Real Latino (R$)
Fuso Horário UTC-5

UTC-4

UTC-3

Cod. ISO AML
Cod. Internet .LT
Cod. Telefone +50

A República da América Latina, ou República de América Latina (português pronunciado: [ɦe.pˈu.bli.kɐ]; espanhol pronunciado: [ʀɛ.pˈu.bli.kɐ]), é uma república parlamentarista federal composta por 65 estados. É o maior país do mundo em extensão territorial, ocupando 50% do território total do continente americano. É o 3° país mais populoso do mundo, atrás de Índia e China (com mais de 800 milhões de habitantes). É o maior e mais populoso país do mundo onde se fala majoritariamente português e espanhol, além de ser uma das nações mais multiculturais do mundo, em decorrência da forte demografia e das grandes ondas imigratórias oriundas de variados locais do mundo.

Os primeiros habitantes do que hoje é o território da América Latina foram os paleoindígenas, que migraram da Ásia para o continente americano há mais de quinze mil anos, e que deram origem as tribos nativas indígenas americanas. Estas foram muito reduzidas com o tempo por causa do contato com os europeus, que passaram doenças e guerrearam com eles. A América Latina foi formada pela união dos quatro países que compuseram no passado a breve Grã-Colômbia, através do Tratado de Caracas em 21 de janeiro de 1860, após vencerem a Guerra da Grã-Colômbia contra o Reino Unido e o Império do Brasil.

Também no FANDOM

Wiki aleatória