FANDOM

Revolução do 17 de Março
Ditadura3.jpg

Confronto na Avenida Auguste III, principal avenida de Cayenne.

Data: 17 de Março de 1983
Local: 

Cayenne, Guiana

Desfecho: A histórica vitória dos manifestantes e partidos pró-Democracia e o reestabelecimento da Democracia, a extinção do Governo Militar e a morte de Debois.
Combatentes
Mlitantes.png
Militantes Pró-Democracia
Democratique.png
Democrata
Communist.png
Comunista
Conservateur.png
Conservador (pró-Democracia)
Socialiste.png
Socialista
Libéral.png

Liberal

Guyanaband.png
Governo da Guiana
Bandeira do Exército.png

Exército da Guiana

RNM.png
Renovação Militar Nacionalista
Conservateur.png
Conservador (pró-Ditadura)
Principais líderes
Guyanaband.png
Charles Dubois
Guyanaband.png
Leroy Russeau
Guyanaband.png
Rémi Clement
Guyanaband.png
André Debois
Forças em combate

2.300.000 militantes

900.000 soldados

Baixas

725.450 militantes

24.562 civis

604.235 soldados

58.436 civis

A Revolução do 17 de Março foi um confronto armado entre manifestantes que desejavam a democracia, contra o governo de André Debois.

A Revolução do 17 de Março foi um dos conflitos mais sangrentos da história da Guiana, matando mais de um milhão de pessoas. Porém, o povo venceu o governo militar e André Debois foi morto.

Antes da RevoluçãoEditar

Em 1980, vários partidos ficavam insatisfeitos de não serem validados na Guiana, sendo os únicos existentes o Renovação Militar e o Movimento Democrata. Foi quando vários militantes começaram a se amontoar para começar a Revolução na cidade de Cayenne, capital da Guiana.

Já existiam vários conflitos entre a polícia e manifestantes. Destaque para o sangrento Dia 9 de Julho em 1981, que houve a morte de mais de mil manifestantes.

RevoluçãoEditar

Às 6 da Manhã ocorre uma marcha na Avenida Douanier Philip Albérgue, convocando a população para a revolução que iria ocorrer no mesmo dia.

Às 10 da Manhã começa a ocorrer o conflito. Na Avenida Auguste III, policiais confrontam a dura resistência da militância. A militância consegue derrotar a polícia, assim sendo que o exército é chamado.

Às 11 da Manhã são alertados as pessoas para que não saiam de suas casas pelo conflito que ocorre. A Sessão na Câmara de Senadores e de Deputados é suspensa. O Comércio é suspenso.

Às 15 horas o exército tenta aguentar a resistência revolucionária.

Às 18 horas, manifestantes arrombam a porta da câmara e confrontam contra senadores presentes.

Às 20h30min, Debois é morto. Dois manifestantes conseguem se infiltrar na casa presidencial e assassinam o então presidente André Debois. Os dois manifestantes levam o corpo a laje e o mostram em público. O corpo é jogado na avenida e os manifestantes comemoram a morte de Debois.

Pós-RevoluçãoEditar

No dia 25 de Março é elaborada uma junta provisória de Charles Dubois (irmão de André Dubois), Leroy Russeau e Rémi Clement. A junta deverá ficar até as eleições ocorrerem.

Também no FANDOM

Wiki aleatória